Conjunto de lubrificação para turbinas eólicas - BA
Nosso Supervisor da regional Bahia Linsmar Santos esteve à frente deste caso de sucesso onde este equipamento foi oferecido e aprovado por um dos nossos clientes, um dos maiores produtores de turbinas eólicas do mundo.
Em sua divisão de manutenção de turbinas eólicas utilizavam um equipamento importado para a lubrificação de rolamentos, que, além de ser mais caro, não possui assistência técnica no Brasil, o que encarecia sua manutenção e todas as peças tinham prazo de mais de 90 dias para chegar e, como possui muitas partes móveis o seu desgaste acaba ocorrendo de maneira precoce.
O equipamento em questão vem dos EUA sem qualquer acessório, sendo necessário fazer alterações para que o cliente possa utilizá-lo.
Além dessas questões, também não possuía nenhum sistema de segurança que garantia a proteção do equipamento principalmente do motor elétrico, que vinha causando um grande transtorno ao cliente, aumentando o custo operacional e tempo de resposta ao cliente final.
Para solução, oferecemos nosso conjunto de lubrificação 24v, com bomba, fonte de alimentação 220v, fusível de proteção, botões sinaleiros e chave liga/desliga montados em painel elétrico plástico de alta resistência, com vedação contra umidade, manômetro, medidor de graxa e mangueira, acompanhado de um reservatório para 16kg de graxa.
A bomba vem equipada com válvula de alívio de pressão para proteger o motor elétrico em caso de aumento da pressão por entupimento no sistema e pode ser fornecida com controlador eletrônico, automatizando assim o processo de lubrificação, diminuindo o desperdício de lubrificante, riscos de erro humano, aumentando a segurança e conforto do profissional, que poderá se dedicar a outra atividade durante o processo de lubrificação.
A Carlsons em quase 80 anos de mercado compõe de um time de técnicos e atendimento personalizado conforme a necessidade do cliente, podendo oferecer as soluções mais eficientes.
Em visita a uma indústria siderúrgica em contato direto com o gerente da empresa, encontramos uma necessidade da indústria em obter uma Rosqueadeira já que até então utilizavam um torno que mesmo com alta produtividade, as roscas não apresentavam boa qualidade tendendo ao retrabalho.
Como melhor solução, oferecemos a Rosqueadeira Ridgid 1/2 A 2" BSPT 220V TRIF. RD-535T RIDGID, que garante uma durabilidade e qualidade excepcional. Após a demonstração técnica, a siderúrgica adquiriu o equipamento e a qualidade de produção aumentou consideravelmente, a entrega técnica foi feita presencialmente pelo engenheiro especialista da Carlsons, o Diego Rodrigues e o processo de análise e venda foi executada pelo Rafael Grilo, da filial Carlsons de Sorocaba.
Um grupo de usinas enfrentava alguns problemas na manutenção de veículos pesados, principalmente nas trocas de parafusos dos pneus, pois era necessária uma grande força da chave de impacto para aperto e desaperto e eram utilizadas máquinas pneumáticas de impacto que chegavam a pesar 22 kg, ocasionando fadiga precoce ao operador em consequência, a baixa produtividade ao lingo do dia e assim, ao longo dos meses.
Com o atendimento consultivo da Carlsons in loco, realizado pelos consultores Alex Almeida, Eliseu Júnior e Rafael Barbosa aplicando sua vasta expertise no assunto torque e aperto, após análise da problemática mostrou à equipe gestora da empresa as máquinas à bateria de grande potência da Milwaukee, empresa americana de referência no mercado, hoje distribuída pela Carlsons.
As chaves de impacto à bateria da Milwaukee pesando apenas 4 quilos e 800 gramas substituíram com maestria as máquinas pneumáticas, exercendo as mesmas atividades com menos esforço e menos ruídos, garantindo maior ergonomia, segurança e produtividade no setor da manutenção das máquinas pesadas.
Foram adquiridas 30 chaves de impacto à bateria modelo 2864.259 da série M18 e encaixe ¾”. Os operários assistiram à entrega técnica presencial ministrada pela equipe da Carlsons em conjunto com o promotor técnico da Milwaukee, Paulo Henrique. Foram demonstrados o uso correto da chave de impacto certificando o funcionamento e melhorando a produtividade e eficiência do processo e otimizando os resultados da equipe e da empresa.
A próxima etapa do projeto será o ajuste dos soquetes de acessórios para melhor durabilidade dos equipamentos e execução dos trabalhos. A Carlsons tem expertise de 76 anos de mercado e seu atendimento é baseado na consulta e análise de forma personalizada, oferecendo as soluções mais eficientes para o mercado industrial.
No 15 de julho de 2021 realizamos a entrega técnica na SE (sub-estação) da Xingu Rio Transmissora de Energia SA, localizada em Paracambi -RJ.
A Carlsons forneceu o Multiplicador de Torque 1000Nm e também realizamos a entrega técnica do produto no local. A entrega técnica é um procedimento que objetiva apresentar os devidos esclarecimentos técnicos do conjunto da chave de impacto eletrônica à bateria Ingersoll Rand QX séries.
Entregamos neste dia, uma solução de aperto e rastreabilidade para auxiliar nas atividades de manutenções preventivas e corretivas das equipes de manutenção das Subestações Conversoras UHVDC 800KV de Xingu e Terminal Rio, visando maior praticidade, agilidade e garantia da segurança dos funcionários envolvidos nestas atividades.
No treinamento, que faz parte da entrega técnica, foi apresentada a Carlsons institucionalmente e toda sua linha de distribuição, em seguida apresentada a proposta técnica aprovada para todos os envolvidos na operação.
Ministrado:
Treinamento: Manuseio, conservação e uso em aplicação da ferramenta.
Treinamento: Software ICS e fornecidos seus arquivos com passo a passo para instalação e solicitação de licença permanente.
Após o treinamento fizemos testes em campo com aplicação rotineiras de aperto, onde os operadores tiveram um melhor contato com o equipamento realizando apertos.
Entrega técnica feita com os envolvidos das duas unidades: Terminal Rio e Xingu do Pará. Responsável pelo evento: Promotor técnico Rodrigo Borges.
Anteriormente, o processo de aperto do sistema de freios dos rodeiros era feito de forma arriscada, pois se exigia muito do operador, pois os três parafusos eram apertados com uma chave de impacto e posteriormente conferidos com torquímetro um a um o que poderia causar desnivelamento do equipamento por ser necessária força exclusivamente humana, correndo o risco do torque ficar mais alto que o necessário porque o torquímetro não estala caso esteja acima do necessário além de não disponibilizar histórico de controle.
Após a opção da empresa pela compra da Apertadeira Ingersol Rand Multiplicada, a operação se tornou mais prática e segura, pois o operador recebe o rodeiro guia e os parafusos e com o novo equipamento, a utiliza no parafuso torqueando-o.
A empresa ganha em produtividade, confiabilidade com seus clientes, oferece maior ergonomia a seus operadores pois elimina o risco de acidentes de trabalho; no processo ganha o torque correto para todos os parafusos, rastreabilidade em todos os rodeiros por número de série e operador se enquadrando na indústria 4.0, que é uma grande tendência de mercado.
Alicate de Corte Diagonal para fios de cobre, bitolas 16 a 26 AWG?
Quando chega a hora de repor uma ferramenta que desgastou ou quebrou, a reação normal é de pedir outra vez "a mesma coisa". Será que é a reação mais adequada?
Nem sempre - veja um exemplo:
Um cliente telefona:
"Preciso de um alicate de corte lateral, forte e de lâmina comprida."
- "O que o alicate vai cortar ?"
- "Fios de cobre, bitolas 16 a 26 AWG no preparo de chicotes. A lâmina deve ser comprida para poder cortar vários fios de uma só vez. Os cabos devem ser longos para exigir pouco esforço durante o corte, pois quem faz esse trabalho são moças."
- "Já tentou usar tesouras ?"
"Já, mas uma tesoura é muito fraca para esse serviço."
- "Nós temos uma ferramenta ideal para esse serviço e essa ferramenta é uma tesoura ! Posso levá-la para fazer um teste ?"
Quando nosso promotor chegou no setor de chicotes do cliente, foi logo rodeado por moças de mãos calejadas ou enfaixadas curiosas em saber, o que haveria de bom para elas.
Ao perceber que o objeto de teste seria uma tesoura, sorriram:
"Essa tesourinha para esse serviço ?"
Chegou o responsável pelo setor, que não deu risada, mas disse:
"Não sei não."
Nosso promotor pegou 6 fios, bitola 18 AWG e cortou todos, de maneira limpa, num único aperto da tesoura.
Depois cortou 10 fios de uma só vez.
Uma moça disse:
"Me deixe experimentar".
Ela cortou os 10 fios num instante, sorriu e disse:
- "Como foi fácil, nem precisei fazer força!"
Deu a tesoura a uma colega:
"Experimente você !"
E agora a promoção do produto era por conta das próprias operadoras.
Assim, em vez de um 'alicate de corte lateral, forte de lâmina longa' vendemos uma 'tesourinha' e obviamente não foi uma !
As moças perguntaram:
"Quando vão mandar as tesouras ? Chega de calos e bolhas !"
Porque será que nossa sugestão foi aceita com tanta facilidade ?
Foi aceita porque quem atendeu o telefonema do cliente se preocupou em oferecer algo melhor ao cliente e porque sabia qual as vantagens e desvantagens das duas ferramentas.
Um alicate de corte lateral corta por "esmagamento", pois os gumes de corte se encontram, topo a topo, entrando no material até que o fio (ou arame) se rompa.
Uma tesoura "cisalha" o fio (ou arame) os gumes "deslizam" um pelo outro, separando o material progressivamente.
Ao visitar um cliente, nosso vendedor se deparou com uma situação.
O Cliente utilizava uma bomba centrífuga elétrica para bombear água para máquina de lavar botijões. Ele tinha um alto custo de manutenção com essa máquina, pois tinha quebra recorrente.
Apresentamos o modelo Bomba de Pistão ARO® que atendeu perfeitamente na necessidade que tinham. Ganharam em vazão, pressão, e tinha baixo ruído. A troca também resultou na diminuição da manutenção, pois o modelo anterior tinha parada programada a cada seis meses com troca de retentores, rolamentos e vários outros itens que estavam inviabilizando o uso. Aumentaram assim, o custo-benefício.
Para certificar que a Bomba de Pistão ARO® como apropriada para o local, a Carlsons fez uma parada programada na Bomba ARO®, para verificar algum desgaste.
Após 6 meses de uso, a mesma está intacta, sem desgaste.
Foi um processo longo, mas que valeu a pena. Começamos com uma visita da Ingersoll Rand apresentando as Apertadeiras QX, junto com a equipe técnica da Ingersoll Rand para homologar as máquinas QX na FCA, e assim começar as substituições na montagem.
1° Passo: Encontramos um ponto onde retiram os parafusos das portas apertados na funilaria para passagem no banho e substituem na pintura.
2° Passo: Apresentamos a máquina e realizamos alguns testes, mas como a FCA está passando por um processo de estar entre as primeiras empresas a se adequar à Indústria 4.0, nós esbarramos na segurança do trabalho que exigiu que nossas máquinas tivessem proteção nas partes rotativas.
3° Passo: Como já havia sido vendido outros modelos de máquinas e a FCA não estava adequando somente as Apertadeiras, foi solicitado que enviassem todos os modelos de máquinas que estavam para sair da linha de produção pelo mesmo motivo, dentre eles estavam DYNABRADE e DEWALT. A ideia era homologar Ingersoll e continuar com as outras duas marcas. Foi proposto um Workshop às três marcas, propondo trazer as máquinas já desenvolvidas com as proteções nas normas NR12. A Ingersoll abraçou a causa juntamente com DYNABRADE e DEWALT.
4° Passo: Realizamos Workshop com todas as marcas, cada qual com suas modificações feitas nas máquinas para adaptação à NR12. Todos apresentaram e tiveram alguns ajustes a serem feitos.
5° Passo: Ajustes feitos partiram para os testes, sempre acompanhados pela segurança do trabalho para aprovação e homologação.
6° Passo: Ajustes realizados e testes aprovados pelos operadores e pela segurança.
7° Passo: Homologação. Solicitaram toda a documentação sobre as máquinas como manuais, dados técnicos, encartes, tudo relacionado às máquinas.
8° Passo: Produto homologado é cadastrado pelos programadores e já solicitado pelos usuários o primeiro lote de máquinas.
9° Passo: Visitando o setor de Compras, que jogou a cotação no mercado, para orientá-los que não se tratavam de máquinas comuns encontradas no mercado, e sim de máquinas adotadas para FCA pela Carlsons e Ingersoll Rand, sem perder a garantia da mesma. Sem poder de negociação, o setor de Compras solicitou a todos envolvidos uma Carta de exclusividade de compra com a Carlsons.
Assinada por:
- Segurança do trabalho
- GO da área
- Tecnólogos envolvidos
- Gerente de Manutenção
- Programador
- Gerente de Pintura
10° Passo: Carta de exclusividade assinada por fotos unânimes sem nenhuma recusa. Pedido Recebido!
Caso de sucesso em uma indústria de máquinas agrícolas em Matão-SP, no dia 28 de julho de 2021 foi realizada uma entrega técnica online de uma rosqueadeira Ridgid com a presença do consultor Marcos Fernandes e dos promotores técnicos da Ridgid NatanCorreia e André Benício além da equipe técnica-operacional da empresa.
Todos compareceram online através da plataforma Microsoft Teams onde os promotores demonstraram ao vivo o funcionamento da máquina assim como o modo de operação afim de tirar dúvidas e explicar detalhadamente o curso do processo de rosqueamento.
A demanda surgiu quando a empresa percebeu que gastara muito encomendando o rosqueamento de um terceirizado, pois a produção desse tipo de material era constante e precisariam tornar esse processo independente para otimizar a produção das máquinas agrícolas e minimizar os custos com a terceirização
Em uma breve pesquisa a compradora da empresa verificou que a Ridgid é a marca referência para o procedimento e que a rosqueadeira é uma peça de referência no mercado, desta forma ao verificar que a Carlsons é uma distribuidora oficial, entrou em contato e assim realizou a aquisição que foi simples e rápida até a entrega técnica.
A Carlsons é parceira da Ridgid há 45 anos e sua equipe de vendas tem expertise e grande conhecimento na linha.
A instalação foi realizada em um terceiro da VALE chamada ALLTRAC que é uma empresa que realiza Retrofit em equipamentos de mineração e máquinas pesadas.
O sistema GRACO instalado pela Carlsons foi para substituir o sistema de lubrificação atual da SKF. Conforme relatos do cliente o sistema antigo era frágil e feito por tubulações rígidas dificultando a manutenção no campo.
A solução apresentada e que foi instalada se trata de um conjunto Graco com Bomba Elétrica, reservatório maior para mais tempo de trabalho sem abastecimento, mangueiras flexíveis de troca mais fáceis e maior vida útil devido a não amassar com pequenas batidas de pedra quando a máquina está em trabalho.